O director-geral de Saúde, Francisco George, garante não existir em Portugal Continental o mosquito que transmite o vírus do dengue, mas admite que este possa vir a aparecer no território devido às alterações climáticas.
Em declarações à Agência Lusa, o responsável explicou que nos últimos meses foram analisados dezenas de milhar de mosquitos, capturados por armadilhas montadas em todo o país no âmbito de uma rede de vigilância criada em Abril, não tendo sido encontrado nenhum da espécie que transmite o vírus.
"Em Portugal Continental nunca foi encontrado nenhum mosquito que transmite o dengue, mas não excluímos a possibilidade de ele aparecer, por causa das alterações climáticas. Por isso, as autoridades portuguesas estão atentas ao problema e criaram uma rede de vigilância", afirmou Francisco George.
O director-geral de Saúde (DGS) adiantou que na Madeira está identificada a presença do mosquito Aedes (foto), responsável pela transmissão da doença, mas nenhum exemplar está infectado com o vírus, pelo que "uma picada não acarreta perigo".
De acordo com Francisco George, são anualmente diagnosticados em Portugal dez a 15 casos de dengue, sendo todos de pessoas que viajaram para países tropicais e que manifestaram os sintomas da doença quando regressaram a casa.