<@:<!--BeginHTMLData-->
<!-- Start of StatCounter Code -->
<script type="text/javascript" language="javascript">
var sc_project=1935121; 
var sc_invisible=0; 
var sc_partition=17; 
var sc_security="25387c31"; 
</script>

<script type="text/javascript" language="javascript" src="http://www.statcounter.com/counter/counter.js"></script><noscript><a href="http://www.statcounter.com/" target="_blank"><img src="http://c18.statcounter.com/counter.php?sc_project=1935121&java=0&security=25387c31&invisible=0" alt="free web page counters" border="0"></a> </noscript>
<!-- End of StatCounter Code -->:@>http://www.statcounter.com/counter/counter.jshttp://www.statcounter.comhttp://c18.statcounter.com/counter.php?sc_project=1935121&java=0&security=25387c31&invisible=0shapeimage_1_link_0shapeimage_1_link_1shapeimage_1_link_2
 
 
sábado, 1 de novembro de 2008          
 
    O secretário de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas, Luís Vieira, disse hoje em Felgueiras que o Programa de Reconversão da Vinha - Vitis - é fundamental para aumentar a competitividade da região dos vinhos verdes.
    Luís Vieira exortou os viticultores da região a aderirem ao programa, lembrando que o Governo conseguiu que esta geração do Vitis, face à anterior, represente um acréscimo de 46 por cento nos apoios a disponibilizar.

    “Este é um instrumento importante para melhorar a qualidade e aumentar a competitividade do sector”, afirmou.

    O secretário de Estado falava na Cooperativa Agrícola numa sessão de esclarecimento sobre as medidas de apoio previstas para a reestruturação da vinha, na qual também participou Manuel Pinheiro, presidente da Comissão da Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

    Segundo Luís Vieira, a nova geração do Vitis vai apoiar a fundo perdido até 56 por cento do investimento de cada reestruturação, o que considerou ser “bastante generoso”.

    Serão beneficiadas candidaturas individuais ou de vários produtores, cujo conjunto das explorações seja superior a 25 hectares. Está também garantido que cada uma das candidaturas, logo que aprovadas, receba no imediato o valor total.

    “Quisemos agilizar os processos no sentido de atrair mais pessoas à reestruturação”, anotou.

    O secretário de Estado anunciou por outro lado, que vai ser lançado em 2009 um novo programa para o arranque de vinhas envelhecidas, que pode ir até aos 5.200 euros por hectare.

Programa para promoção
do vinho no mercado externo

    Luís Vieira lembrou também que existe programa ambicioso, com uma dotação de 20 milhões de euros, para a promoção do vinho português no mercado externo. Podem candidatar-se a este pacote de apoios os produtores e organizações do sector, como as cooperativas e as comissões regionais de viticultura.

    “O sector do vinho tem um boa dinâmica, mas tem de estar muito atento ao perfil do consumidor mundial”, frisou aos viticultores presentes.

    Aproveitando a oportunidade de estar a falar numa das maiores cooperativas da região dos vinhos verdes, aconselhou o movimento cooperativo deste sector no sentido da sua modernização, adoptando “modelos de gestão de tipo empresarial”.

    “Não podemos continuar a ter um movimento cooperativo apático. Este tem de ter maior dimensão, apostando na concentração”, afirmou, dando como exemplo o modelo seguido pelo sector leiteiro em Portugal.

    O secretário de Estado defendeu que “só assim será possível às cooperativas reduzir os custos operacionais, sendo mais competitivas e pagando melhor aos produtores”.

    Luís Viera lembrou que há apoios que podem ir até aos 50 por cento destinados a comparticipar os projectos de prevejam a concentração das cooperativas.
 
 
    AnteriorE634CF22-9EE0-42CB-876A-1A075135D4DB.htmlshapeimage_2_link_0
Seguinte  5D00008E-D7BD-4FE2-B5BC-96F8159E71F7.htmlshapeimage_3_link_0
 
VINHO VERDE: Reconversão das vinhas vai aumentar competitividade do sector - Luís Vieira